FONTE preto.png
img526 Baixa.jpg

[ouça a natureza]

Você já parou para pensar no privilégio que é ser acordado pelos som dos pássaros??!

Muitas vezes em nosso dia a dia perdemos a conexão sonora com a vida ao nosso redor. Estamos tão acostumados a ouvir os sons da cidade, que esquecemos de prestar atenção à natureza que resiste e continua presente.

Bem-Te-Vi (Pitangus sulphuratus) ave típica da América Latina e presente em outros territórios, é um pássaro bravio e destemido para defender seu habitat. Possui 10 subespécies, vive aos pares por ser monogâmico e também em grupos.

Seu popular reconhecido canto foi a inspiração para a criação, trazendo um transbordamento de emoções e memórias afetivas para dentro do infinito particular , tema da mostra deste ano.

O Jardim Bem-Te-Vi, incentiva a recuperação coerente de lugares na cidade e sugere que percebamos a sabedoria da natureza e possamos dividir o mesmo ambiente de forma sustentável.

Criamos um espaço aconchegante, contemplativo e abraçado pela vegetação, envolvido pelos sons da vida. Encontra-se repleto de tons de verde e rubro, em sinuosas linhas que pigmentam a paisagem, adornada por vasos rústicos feitos à mão, comedouros para atrair a visita de pássaros, espelhos d'água, fontes... Aqui o Espaço é Vivo!

Utilizamos vegetações nativas, destaque para os guaimbés, cordilines e bromélias imperiais.

Na árvore que já habitava o local, lindos arranjos com orquídeas vandas e tilandsias, plantas aéreas exuberantes e curiosas, dançam com o vento e abrilhantam ainda mais o espaço.

O jardim conta também com quatro mudas de oliveiras, árvores símbolo de persistência, vitalidade e fé, pois mesmo em situações complicadas elas buscam uma forma de continuar rebrotando. As mudas que lá estão possuem 15 anos de idade e vieram diretamente de um olival que produz azeites premiados no mundo inteiro. E para coroar a participação delas em nosso espaço, demos nomes a elas:: Sophia, Vitoria, Ben e Lila, essa última uma homenagem a filha de Ana.

Vasos invadiram os canteiros, e ganharam destaques pelo belíssimo conjunto que formaram., são peças exclusivas, únicas, feitos a mão por artesãos, verdadeiras obras de artes.

As grandes pedras, chamam-se Stones, foram inspiradas na Natureza, nas pedras de rio e foram produzidas em concreto de alta tecnologia e estão pousadas sobre a grama, convidando os visitantes a uma pausa, para contemplar o espaço e também a beleza do patrimônio da Escola Silveira de Souza.

A noite a iluminação cênica, pontual e indireta destaca apenas algumas vegetações.

Os balizadores iluminam a vegetação de forma diferente, destaque também para as luminárias altas em aço corten, que iluminam as copas das arvores,  design feito pelo escritório.

Contamos também com a participação de alguns artistas:

Marcelo Mello, ceramista, que criou os comedores de passarinhos em cerâmica, que estão no espaço.

Kylda Massolini, ilustradora botânica que criou a ilustração artística do pássaro Bem-te-vi.

Jean Mafra, pluri-artista, que criou nossa playlist inspirado na leveza e na natureza do nosso espaço.

 

Como legado para o local, que abrigara a Célula Cultura da fundação de cultura Franklin Cascaes, deixaremos o projeto de recuperação ecológica realizado nos jardins em talude.

Contamos com o acompanhamento orientação do escritório Arboran, que trabalha com soluções para a arborização das cidades e também com autorização da FLORAM. Fizemos a poda e remoção das  espécies exóticas invasoras e recuperamos e plantamos várias espécies nativas como Pitangueiras, Jabuticabeiras, Palmito Jussara.

Com essa atitude, queremos incentivar a recuperação coerente de muitos espaços na cidade,  tratar como um legado importante para o movimento da vida de vários seres e os humanos.

 

Conecte-se conosco e venha conhecer nosso Jardim Bem-Te-Vi, será um prazer recebê-lo!

Agradecimento aos fornecedores::

Vegetação:: Flora Brand plantas e Floricultura Bertoldi.

Oliveiras:: Arvores Hara

Grama:: Verde Vale Gramas

Orquídeas Vandas:: Vandario

Casca De Pinus:: Fazenda do Jardim

Seixos:: Pedras Katia

Construção:: Construnext

Espelho D'água:: Pedecril

Vasos:: Organne Vasos Decor

Pedras Stones, lixeiras e Luminária Toscana:: Metalco Brasil

Iluminação:: Jota Jota e Germany iluminação

Irrigação:: Rain Bird 

Som:: Innovar Tecnologia

0Z7A8819-1.jpg